Sobre a especialidade de Medicina Oriental e Ayurveda
A medicina oriental e ayurveda (que em sânscrito significa “ciência da vida”) têm suas raízes em antigas tradições culturais e filosóficas originadas na Índia e em outras regiões da Ásia. Abordam a saúde e o bem-estar geral do paciente de maneira holística, considerando não apenas o corpo físico, mas também a mente, as emoções e o espírito como pontos interligados e inseparáveis da saúde humana.
A medicina oriental aborda conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a Medicina Tradicional Coreana (MTCor), a Medicina Tradicional Japonesa (MTJ). Todas compartilham princípios fundamentais, como o conceito de energia vital (Qi ou Ki) e a ideia de equilíbrio entre as forças opostas do Yin e do Yang.
Para fazer o diagnóstico, a equipe da Atma Soma adotam métodos como observação, interrogatório, auscultação, palpação e análise da língua e do pulso para diagnosticar desequilíbrios energéticos no corpo. O tratamento pode incluir procedimentos como acupuntura, moxabustão (aplicação de calor), fitoterapia chinesa (uso de ervas medicinais), massagem terapêutica (como Tui Na) e terapias de movimento (como Tai Chi e Qi Gong).
A nutrição, assim como o estilo de vida, desempenham um papel importante, com a orientação sobre escolhas alimentares, exercícios físicos, práticas de relaxamento, entre outras, que promovam o equilíbrio energético e a saúde do paciente.
Na vertente da ayurveda, os tratamentos envolvem fitoterapia, terapias de desintoxicação, massagens ayurvédicas, práticas de yoga, meditação.