• Veja o que é pré-eclâmpsia, doença que pode ter causado a morte de filha de cantora

    A cantora Lexa, conhecida por ser Rainha de Bateria para a Unidos da Tijuca, anunciou nesta segunda-feira (10) que sua filha Sofia faleceu na última quarta-feira (5), três dias após o nascimento. A cantora foi diagnosticada com pré-eclâmpsia precoce aos seis meses de gestação, posteriormente evoluindo para síndrome de HELLP (hemólise, enzimas hepáticas elevadas e plaquetopenia).

    O quadro de pré-eclâmpsia, de acordo com os dados da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), atinge aproximadamente 5 a 8% das mulheres durante a gestação.

    A complicação gestacional acontece a partir da 20ª semana de gravidez e está relacionada ao aumento da pressão arterial, o que leva a sintomas como inchaço excessivo, dores de cabeça intensas e a presença de proteínas na urina.

    Com a perda de proteína pela urina, há o risco que alguns órgãos parem de funcionar. Isso pode levar a diminuição das plaquetas, o que aumenta o risco de sangramento, assim como a disfunção hepática, insuficiência renal e inchaço agudo de pulmão.

    Além disso, ela pode evoluir para a eclâmpsia, o que pode causar convulsões e até mesmo a morte materna e fetal.

    Causa e tratamento

    Segundo Fernanda Nunes, ginecologista da clínica Atma Soma, a pré-eclâmpsia não possui uma causa única definida, mas está relacionada a fatores como alterações nos vasos sanguíneos e resposta imunológica da mãe ao bebê.

    Ela destaca que apesar da condição começar por volta da 20ª semana de gestação, ela é mais comum no terceiro trimestre. “Exames pré-natais frequentes são essenciais para detectar sinais precoces e evitar complicações”, disse.

    O tratamento indicado pela especialista é o repouso e medicamentos para controlar a pressão arterial. Em casos mais graves, existe a possibilidade de adiantar o parto para proteger a vida da mãe e do bebê.

    O acompanhamento pós-parto também é fundamental, já que a pré-eclâmpsia pode persistir ou até mesmo ocorrer após o nascimento do bebê.

    Saiba mais:https://www.infomoney.com.br/saude/veja-o-que-e-pre-eclampsia-doenca-que-pode-ter-causado-a-morte-de-filha-de-cantora/

    Compartilhe: