Esse teste tem a capacidade de avaliar quatro ciclos diferentes do metabolismo humano, identificando possíveis doenças e como tratá-las com o apoio da nutrição. Com ela, o médico consegue analisar se há alterações, por exemplo, no ciclo do metabolismo por falta de uma determinada vitamina ou pela dificuldade de convertê-la na forma ativa necessária para executar o ciclo metabólico.
É indicado para quem sofre de distúrbios do sono, cansaço, fadiga crônica, mudanças frequentes de humor, além de doenças glicêmicas e parte lipídica.
Por meio de um exame de fezes, é possível avaliar como está a velocidade do trânsito intestinal, a digestão de macronutrientes, de proteína, amido, gorduras, fibras alimentares, entre outros.
Além disso, possibilita a visualização de todos os marcadores inflamatórios, perda de proteína e presença de sangue nas fezes – e, consequentemente, a permeabilidade do intestino.
O exame Copromax permite ao paciente descobrir se ele tem alguma intolerância ao glúten, se seu organismo gera alguma resposta histamina com alimentos, se há ausência de ácidos graxos de cadeia curta, como está a produção de bactérias e a presença de parasitas.
É indicado para pacientes com sinais de insuficiência gástrica, pancreática, que são portadores da síndrome do intestino irritável, doença de Crohn e impermeabilidade intestinal. É o exame que antecede o de microbioma para avaliar a saúde intestinal.
Esse teste avalia como está a microbiota intestinal, incluindo as bactérias, identificando aquelas com ações mais benéficas, inflamatórias e agressivas. Possibilita também visualizar a barreira intestinal e parte do sistema imune.
Esse exame ajuda na individualização do tratamento, tanto no que diz respeito à parte alimentar quanto na utilização de probióticos.
O teste genérico envolve análises laboratoriais que mapeiam no DNA do paciente informações capazes de indicar maior risco de doenças como diabetes, hipertensão e dislipidemias. Além disso, ajuda a definir um plano alimentar e, quando necessário, prescrever uma suplementação mais assertiva, potencializando ao máximo a saúde dos pacientes.
Na Atma Soma, o teste genético permite avaliar a metabolização de carboidratos, gorduras, álcool, sal, cafeína, entre outros. Soma-se ainda as vias de detoxificação, eficiência das enzimas antioxidantes, intolerância de glúten e lactose, metabolização do complexo B, vitamina D, processamento da dopamina e ciclo circadiano.
Complemento do diagnóstico clínico, o teste de intolerância alimentar é destinado ao diagnóstico de sensibilidades contra alimentos e aditivos alimentares que podem gerar problemas de saúde, como as disfunções gastrointestinais, doenças inflamatórias da pele, enxaqueca, síndrome de fadiga crônica, entre outras.